Deus sabia de tudo e não fez nada

Release

  • Após participar em março este ano do projeto Harmonia na Diversidade do Teatro de Arena, O espetáculo Deus Sabia de Tudo e Não Fez Nada re-estréia dia 24 de maio em São Paulo para temporada na Sala Paschoal Carlos Magno no Teatro Sérgio Cardoso. Essa comédia dramática com texto e direção de Newton Moreno integrou o ciclo de leituras no evento Off Mix Brasil em 1999, assim como do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto e do Festival Nacional de Teatro de Recife em 2001 e prepara-se para participar da FENARTE - Festival de Teatro do João Pessoa dia 28 de maio próximo. O grupo inaugurou um novo espaço teatral em 2001, cumprindo temporada de sucesso nos camarins do TUSP e inaugura agora um novo horário de espetáculos no Sérgio Cardoso, a meia-noite.

     

    Sinopse

  • A estrutura do espetáculo é baseada em seis esquetes abordando aspectos diversos do comportamento gay contemporâneo. Utilizando o humor como instrumento mordaz de reflexão, enfoca a intolerância e a violência homofóbica ( hoje mais que discutida em casos como o assassinato de Edson Neris em São Paulo e do militante gay alagoano José Márcio santos Almeida ); a hipocrisia da Igreja Católica que perdoa seus padres pedófilos e homossexuais; um olhar para terceira idade no mundo gay; a possibilidade da expressão de afeto em público; o aparente extinto preconceito aos aidéticos.

    Um casal de dois velhinhos que discutem o direito de expressar seu afeto em público ( I'M GETTING SENTIMENTAL OVER YOU ); um locutor de rádio que narra a história de Valdeci, bichinha do Morro vítima da homofobia apenas por 'desejar' quem não devia ( A PAIXÃO DE VALDECI ) , um travesti que decide vingar a violência e a intolerância para com a sua classe com as próprias mãos (A PRIMEIRA VEZ ), um paciente terminal de AIDS que negocia um último beijo com enfermeira e platéia ( O PACIENTE) ; um rapaz que realiza seu ajuste de contas com a hipocrisia da Igreja Católica dentro do banheiro público ( O CONFESSIONÁRIO) ; e ainda um casal gay que tenta por anos a fio, mas não consegue se beijar, na esquete que costura o espetáculo, repetindo-se historicamente, de 2002 ao descobrimento do Brasil. Sim, porque Deus também estava presente naquele momento.