ASSOMBRAÇÕES DO RECIFE VELHO>Matérias


O Estado de São Paulo
Sexta-feira – 26/08/06

Caderno 2
Beth Nespoli

Susto Maior vem das almas deste Mundo

Espetáculo de Newton Moreno , que estréia hoje em casarão da Bela Vista, relaciona lobisomens e assombrações a sonhos e desejos bem humorados .



Ao entrar no incrivelmente largo corredor do Casarão Belvedere, o espectador atento verá uma plaquinha : Rua do Encantamento. Em compridos bancos laterais, será convidado a se acomodar. Cad porta de quarto passa a ser então a porta de uma casa. Assim, vai compartilhar como antigamente a convivência de vizinhos, seus casos, suas histórias no espetáculo Assombrações do Recife Velho. Aos poucos, percebe-se que cada lobisomem, alma penada, demônio ou “visage” que por ali circula tem algo a ver diretamente com desejos, sonhos, recalques bem humanos. Há desde os mais inocentes, passando pelos eróticos, até os mais repugnantes, como o popular Papa Figo, cujos pilares estão bem assentados na terrível realidade da desigualdade social brasileira.
Assim , o deslocamento no espaço e no tempo é só o primeiro e mais evidente entre outros propostos por essa montagem, que nos conduz numa trajetória na contramão da era contemporânea. Afinal, nada mais estranho à lógica da sociedade do espetáculo – só vale se for mega – uma montagem feita para 25 espectadores por noite, sobretudo se levarmos em conta que há 28 pessoas na equipe de criação , os 9 bons atores da Cia Os Fofos Encenam, mais o talentoso pessoal da técnica. Lucro, obviamente , zero. “Claro que um espetáculo deste só é possível com o apoio do Programa Municipal de Fomento ao Teatro, observa Moreno.
O sucesso de Agreste não provoca um certo temor na aventura seguinte ? “São coisas muito diferentes. Ao entregar meu texto ao Marcio Aurélio, sabia que ele faria uma coisa bonita e sofisticada , aquela ponte Piraju/Berlim que só ele sabe construir”, diz Moreno, referindo-se à formação alemã deste diretor, nascido em Piraju , interior de São Paulo, que já assinou a direção de óperas e peças em Weimar e em Berlim. “No meu caso é muito diferente. Não tem Alemanha. Volto para Recife mesmo, aos contadores de histórias”. A linguagem poética , metafórica, é uma das qualidades sempre comentadas na dramaturgia de Moreno. De onde vem isso ? “Vem da cultura popular mesmo, do Cavalo-Marinho, das histórias contadas ao pé do fogão .”
Vale dizer que Moreno dirigira sua primeira peça, Deus Sabia de Tudo e Não Fez Nada , com a Cia Os Fofos Encenam , em 2001. “ O Grupo nasceu na Unicamp, onde estudei. Como lá tudo era muito sério, resolvemos trabalhar com bufonaria , Daí o nome da companhia”. Juntos novamente, partiu dos atores a sugestão para que ele voltasse à direção. “O texto estava escrito, mas o processo de criação foi inteiramente compartilhado com os atores. Desde a caracterização dos personagens até a ordem das cenas” .

Preste atenção...
• ...nas sombras por trás das cortinas. Parecem etéreas, mas tem força suficiente para atrair e fazer desparecer seres viventes.
• ...na abordagem sutil e pertinente do papel da televisão no cotidiano do brasileiro. Você não vai ver uma televisão, o eletrodoméstico em cena, mas num dado momento ele está lá , no papel de “estraga prazeres” , tornando o lugar outrora exercido pelo “contador de histórias” na alimentação do imaginário popular .
• ...no que acontece de verdade enquanto Ernestinho conta a Jaqueline um caso de lobisomem.
• ...sempre que o corredor ficar vazio, fique ligado, ou perderá o início de uma cena numa das pontas.
• ...se você gosta de bolo e doces, tenha moedas de R$0,50 à mão . Sempre há vendedores dessas guloseimas nas velhas ruas do Recife.